novembro 21, 2013

João Francisco Lisboa finalmente reeditado na íntegra

Acaba de ser reeditada a Obra Completa do maranhense João Francisco Lisboa, um dos mais geniais prosadores da língua portuguesa, sobre quem escrevi o ensaio “O ironista macambúzio”, presente em meu livro Muita Retórica – Pouca Literatura (de Alencar a Graça Aranha).

A edição é da Academia Maranhense de Letras, sob os cuidados de Jomar Moraes, a quem agradeço pelo envio dos 4 volumes e da simpática carta.

Graças ao gesto de boa vontade do acadêmico Jomar Moraes, poderei, finalmente, ler a íntegra de três textos há anos inacessíveis: os folhetins “A Festa de Nossa Senhora dos Remédios”, “A Festa dos Mortos ou a Procissão dos Ossos” e “Teatro São Luís”.

Como afirmou Álvaro Lins – juízo com o qual concordo ipsis litteris –, “que se compare a prosa do autor do Jornal de Timon, pelo senso estilístico e pela estrutura literária, com a de seus contemporâneos […], sem excluir José de Alencar, de expressão formal tantas vezes insuportável na frouxidão ou vacuidade do seu verbalismo […] — e ver-se-á, então, que João Francisco Lisboa não parece só um escritor de outra época, mas até de outro país e de outra literatura. Como prosador, aproxima-se dele, naquele tempo, tão só Manuel Antônio de Almeida” (em A glória de César e o punhal de Brutus).

8 comentários:

Anônimo disse...

ah, mas que bela indicação, Sr. Rodrigo! esse blog tem valido mais que qualquer revista de literatura que li, mais que qualquer artigo universitário que me chega. só uma coisa a dizer: muito obrigado!

digo disse...

Obrigado, Anônimo!

Olívia Simone Serrou Queiroz Botelho disse...

Caríssimo Rodrigo. Seu blog é como um farol que guia minhas leituras presentes e futuras. Sempre grata.
Abraços

digo disse...

Obrigado, minha querida Olívia!

Anônimo disse...

Caro Rodrigo, será que em breve esta coleção estará disponível nas livrarias? Até o momento não a encontrei em lugar algum.

Gio Fabiano Voltolini Jr.

digo disse...

A obra está sendo vendida nesta livraria, Fabiano:

Av. dos Holandeses, Qd. 09, N° 02, Calhau
65071-380 São Luís

Telefone 098 3235-0879

E-mail liv.resistenciacultural@gmail.com

Website http://livrariarc.blogspot.com.br/

J.Paulo disse...

Rodrigo Gurgel, talvez não tenha idéia da preciosidade que é seu blog e seus escritos. Desejo-lhe que siga tendo sempre muita força e entusiasmo nos seus estudos e leituras.

E que coisa... vejo os grossos volumes da obra completa do escritor, e constato tristemente que nunca li sequer uma linha dele.

digo disse...

Obrigado, Paulo! Se quiser começar a conhecer o Lisboa, procure o volumezinho dedicado a ele na antiga coleção "Nossos Clássicos", publicada pela Editora Agir. Abraço!