setembro 26, 2013

A saudável arte do cachimbo

Uma de minhas decisões mais acertadas foi, por influência de minha esposa, abandonar o charuto e migrar para o mundo dos cachimbos. A variedade de tabacos, a verdadeira arte que há em produzir e mesclar tabacos, além dos próprios cachimbos, com sua infinidade de tipos, marcas e formatos, dá vida a um universo muito mais interessante, sedutor e saboroso do que o dos charutos. Cada novo blend é uma viagem ao interior de sabores e perfumes inesperados; cada novo cachimbo carrega em suas curvas, em seu design, parcela dessa característica, infelizmente não muito comum nos homens, de continuamente se aperfeiçoar.

Ainda estou nos primeiros passos, mas já experimentei horas agradáveis utilizando o cachimbo como ponte para o mundo das abstrações, para a meditação, o simples e descomprometido lazer – e também para, no silêncio da madrugada, orar. O cachimbo é um permanente convite à introspecção.

Nas últimas semanas, fiz rápida pesquisa sobre livros que, publicados no Brasil, tratassem do tema. O resultado, é claro, foi decepcionante. Mas descobri, nesse deserto bibliográfico, um verdejante arbusto: Tabacos e cachimbos – de Cristóvão Colombo até hoje, de Alfredo A. Maia. O autor é decano da Confraria dos Amigos do Cachimbo e tem muito a ensinar. Coloco abaixo a capa e o Sumário, para que possam ter idéia do conjunto de informações – e recomendo a obra, manual seguro para os que se iniciam nessa nobre arte. O livro, infelizmente, não está disponível nas livrarias e só pode ser adquirido com o próprio autor via e-mail.



3 comentários:

Thiago Santos de Moraes disse...

O cachimbo é muito "esotérico" como para mim.

Acho que você vai gostar deste texto:

http://apologeticacatolicablog.blogspot.com.br/2010/04/o-tabaco-e-alma.html

Anônimo disse...

Como bom apreciador da arte de parar um pouco e refletir, vou pedir licença ao charuto e dar uma chance ao cachimbo... vamos ver no que vai dar! Abs Leonardo

Yuri Hayashi disse...

Compartilho contigo o entusiamo do início de um mundo novo, o dos cachimbos. É realmente fascinante.
Abraços!
Yuri