agosto 21, 2013

Cursos on-line de literatura – rompendo com o lugar-comum

Meu projeto no Cedet On-line tem, desde o início, a mesma estratégia: romper com os lugares-comuns que hoje são disseminados em cursos e workshops.

É um trabalho à contracorrente, no qual abandono as receitas em voga, ensino literatura sem jargões acadêmicos, sem discursos herméticos, repetindo o que faço na crítica literária: tratar a literatura como “uma das vias régias que conduzem à realização pessoal de cada um”, para usar o lúcido pensamento de Tzvetan Todorov.

A parceria já rendeu os cursos “Bases da Criação Literária”, “Prática de Leitura e Formação do Estilo” e “A Descoberta do Ensaio”, que começamos na semana passada. Os alunos não são obrigados a assistir às aulas ao vivo, pois a Internet apresenta, dentre outros, um aspecto extremamente positivo: aulas e material didático ficam gravados no site – e os cursos podem ser feitos a qualquer momento.

Novos cursos virão, para escritores e leitores, para quem deseja aperfeiçoar a técnica de escrita, conhecer literatura ou apenas ler com maior profundidade. E sem jamais tratar a obra literária como insignificante exemplo de visões formalistas, niilistas ou solipsistas – mas inserindo-a sempre na totalidade da experiência humana.

3 comentários:

Daniel Corbetta disse...

Rodrigo, gostaria de saber se eu fizer um dos cursos este ano, no mais tardar início do próximo ano, tenho a possibilidade de receber o certificado também?

Cordialmente,
Daniel C. Corbetta.

L. Roberto de Barros Santos disse...

Rodrigo conheço a alta qualidade do seu trabalho e louvo seus esforços pela difusão da boa cultura entre nós. Um forte abraço, Luiz Roberto

digo disse...

Luís Roberto: obrigado pelas boas palavras, meu caro!

Daniel: os certificados são oferecidos pelo Cedet para os alunos que fizerem o trabalho de conclusão dos cursos. Não importa se o curso é feito hoje ou no próximo semestre. Um abraço!