maio 08, 2011

“Não ceder jamais às recorrentes tentações da cultura hedonística”

O alerta do papa Bento XVI, em sua homilia de hoje, no Parque de São Giuliano, em Veneza, serve perfeitamente para nós, católicos brasileiros:

Também uma nação tradicionalmente católica pode experimentar, num sentido negativo, ou assimilar, quase de maneira inconsciente, os contragolpes da cultura que termina por introduzir uma maneira de pensar em que a mensagem evangélica é abertamente rechaçada ou obstaculizada de forma sub-reptícia. Sei quanto tem sido e quanto continua a ser grande o vosso compromisso em defender os valores perenes da fé cristã. Encorajo-vos a não ceder jamais às recorrentes tentações da cultura hedonística e aos chamados do consumismo materialista. Acolham a invitação do apóstolo Pedro, presente na segunda leitura de hoje, de se comportar “com temor durante o tempo da vossa peregrinação” (1 Pe 1,17): invitação que se concretiza em uma vida vivida intensamente nos caminhos do nosso mundo, conscientes da meta a ser alcançada: a unidade com Deus, em Cristo crucificado e ressuscitado.

2 comentários:

Unknown disse...

1 coisa: te pedi no twitter informações sobre essa nova diretriz da Igreja poeticamente chamada de Átrio Dos Gentios e fui ignorado. se puder postar algo mais detalhado sobre o tema... me deixaria bem feliz. se não prometo não incomodá-lo mais. ps. sou ateu.

digo disse...

Prezado Abel:
Você pode encontrar mais informações sobre o Átrio dos Gentios no post que escrevi sobre o assunto: http://rodrigogurgel.blogspot.com/2011/03/atrio-dos-gentios-promover-fraternidade.html
e nos links presentes nesse post.
Um abraço,
Rodrigo