1. Descobrir as
possibilidades expressivas da linguagem; e
2. Absorver e
transformar os estilos que se tornaram clássicos.
O curso, que começa no próximo dia 11 de março, via Internet, foi elaborado
de maneira que esses dois exercícios sejam feitos de forma concomitante, por
meio da leitura e da análise de autores paradigmáticos, não só de ficção.
Ao final do curso, será proposto um exercício de redação – e comentarei, um a um, por escrito, todos os trabalhos.
A seguir, um
resumo do que será tratado nas 12 aulas:
Aula 1 – Apresentação do curso. A linguagem, instrumento de
comunicação, conhecimento e criação literária. Libertar a linguagem da
ideologia.
Aula 2 – Por que ler? Há uma forma correta de ler? Exercício de
leitura.Aula 3 – Leitura como “absorção ativa”. Trata-se apenas de imitar? Ler, aprender e transformar.
Aula 4 – O texto homérico. Sobriedade e síntese. As coisas como elas são, mas transformadas.
Aula 5 – O relato bíblico. A estrutura da vida humana. Psicologia e camadas de sentido.
Aula 6 – Plínio, o jovem: o inusitado descrito sem retórica. Desprezo pela amplificação.
Aula 7 – Tolstói e o detalhe iluminador. Pensamentos e gestos criam uma personalidade.
Aula 8 – A descrição da realidade com delírio e assombro: Hermann Broch.
Aula 9 – A antítese como hábito da inteligência: as cartas paulinas.
Aula 10 – Alegoria, lógica e analogias: a argumentação nos sermões do Padre Antônio Vieira.
Aula 11 – Montaigne: argumentação sem convencimento – o ato de pensar com o “encanto da conversa entre amigos”.
Aula 12 – Paradoxo e ironia: o riso da argumentação em Chesterton. No final da aula, proposta de exercício de redação.
Os textos a
serem estudados em cada aula permanecerão disponíveis, com antecedência, na
página do Cedet Online.
– Valores, dúvidas e inscrições, basta visitar a página do curso, escrever para livros@cedet.com.br ou telefonar para 19-3249-80 (horário comercial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário